Vivemos em um mundo em constante transformação. O capital intelectual é cada vez mais valorizado, e a tecnologia atualmente avança mais rapidamente do que a capacidade humana de absorção de conteúdo. Nossas relações de trabalho a cada dia se tornam mais horizontalizadas, experiências são geradas e novos saberes são criados. O que gera valor hoje não é apenas a utilidade de uma coisa, mas sim uma construção que alia posicionamento de marca, reputação e experiência. Com tanta evolução, os processos de compra, venda, produção e métodos são colocados em xeque — como saber o que funciona e o que não funciona para um negócio?
Nesse contexto, fica claro que a criatividade e a inovação são essenciais para a obtenção e manutenção do sucesso de uma empresa hoje. Porém, há uma diferença fundamental entre os dois processos, apesar de terem conceitos parecidos: a inovação exige que a criatividade seja colocada em prática. Ela é transformação da criatividade em produtos, serviços, processos ou métodos operacionais. Ou seja: o processo criativo só ganha valor organizacional quando gera inovação concreta.
Portanto, uma empresa que não inova corre o risco de se tornar obsoleta, inadequada a novos momentos globais e desinteressante para seus consumidores. Afinal, é por meio da boa construção e aplicação da inovação que se gera diferencial, se cria reputação e se obtém sucesso.
E como se cria essa inovação? Para gerar as condições ideais para que ela aconteça, é necessário examinar e analisar cenários internos e externos à organização. É possível inovar em produtos/serviços, processos, posições de mercado e paradigmas de operação, mas para isso é importante que se compreenda qual a situação atual de um negócio e prever como as mudanças impactarão suas áreas e seus mercados de atuação. Além disso, toda inovação implica em assumir riscos e explorar territórios desconhecidos. Nesse sentido, é essencial que seja elaborada uma estratégia clara para controlar e ajustar o fluxo de mudanças.
Por tudo isso, a pesquisa de mercado é fundamental para gerir a inovação de maneira eficaz. Uma vez identificada a necessidade de uma inovação ou da solução de um problema, busca-se informação para a fomentação de ideias e insights, e depois seus resultados serão analisados e implementados. Pesquisar é absolutamente essencial em todos os momentos do processo criativo e da transformação de insights em práticas para se compreender os diferentes momentos, cenários, e a aceitação do público às novidades.
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